Por que contratar um Consultor de Marketing?

Qual a importância do Consultor de Marketing para o seu negócio?

A Consultoria de Marketing orienta a empresa, aponta os caminhos e acompanha o desenvolvimento e a implantação das ações propostas, passo a passo. No começo de uma empresa, principalmente, é normal que o empreendedor tenha algumas dificuldades e, até mesmo, se sinta perdido sobre qual o caminho deve seguir ou precise da visão de alguém que esteja fora do dia-a-dia do negócio.

O consultor de Marketing é a persona que faz, a partir de reuniões com as equipes internas, um diagnóstico da situação que levou a empresa a contratá-lo. Baseado no diagnóstico desenvolve um trabalho, apontando os caminhos mais eficazes para chegar ao objetivo propondo ações que tem como base sua experiência e especialização no assunto.

Quem executa o trabalho proposto pelo consultor são os próprios empregados da empresa e, eventualmente, o consultor é chamado para avaliar o andamento do trabalho, corrigir os rumos e avaliar a eficiência das ações, traçar novas metas e analisar os resultados.

A consultoria de marketing para pequenas empresas é indicada quando o empreendedor deseja ter uma prestação de serviços especializada para treinar os colaboradores para a especialização específica do negócio ou quando o empresário já não sabe que caminho seguir para ter sucesso na área e entende como financeiramente vantajoso a terceirização desse serviço. Para empresas e negócios já inseridos no mercado a atuação da Consultoria de Marketing também é importante para o fortalecimento da marca, apuração de resultados quanto a segmentação e escolha de público alvo, assim como para identificar gargalos no que tange aos vários aspectos possíveis do marketing como, por exemplo, o endomarketing e o planejamento de marketing da empresa.


Por que contratar um Consultor de Marketing?

Motivos não faltam! Da falta de experiência à falta de capacidade das equipes, da falta de contingente à pouca aderência ao assunto em questão, há diversos motivos por que contratar uma consultoria de Marketing.Desvantagem financeira para investir em treinamento do corpo técnico da empresa.

Um profissional de verdade exigirá que a empresa gaste um tempo construindo uma fundação estratégica sólida antes de propor uma série de táticas que visem o aumento do tráfego ou da conversão, por exemplo, entre tantas outras coisas. A estratégia dará sustentação a todas as ações que virão, sendo a parte mais importante de qualquer plano de Makreting. Toma tempo, mas realizar ações sem levar em conta a estratégia é dar um tiro no pé. Ninguém quer isso.

Boa parte das empresas precisa de um catalisador, algo como um SCRUM master. Cobranças, documentação de metas e objetivos e, efetivamente, realinhamento e adequação de passos e prazos. Manter o foco é chato. Mas alguém precisa fazê-lo e, pelo histórico do mercado, o cliente raramente consegue isso sozinho.

Diante dessas situações, muitos empresários preferem contratar serviços terceirizados de consultoria para integrar e apresentar soluções plausíveis para o pleno funcionamento da empresa.

Às vezes, no mundo das PMEs, a tendência é tentar fazer tudo sozinho, sendo difícil detectar as áreas que necessitam de ajuda externa. A maioria das empresas geralmente conseguem realizar coisas básicas como: configurar newsletters, adicionar plugins em websites e realizar outras tarefas menores que deixam o resultado final a desejar – tanto em aparência quanto em performance. Essas atividades geralmente acabam tirando o foco dos objetivos a serem perseguidos pela empresa.

Um profissional sério ajudará a decidir o que é prioridade: parar de fazer as coisas que são melhor realizadas por terceiros e focar no que realmente importa.

Agora que você já sabe a importância da consultoria de marketing para empresas, vamos falar um pouco sobre seu negócio?

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