Toda empresa deve elaborar um manual com suas diretrizes

O que é, como integrar e aplicar o manual de ética e conduta da sua empresa

Frequentemente nos deparamos com as dizeres “Nossa Missão” e “Nossa Visão” em um quadro afixado logo na entrada ou até mesmo no site das empresas. Mas será que elas realmente colocam em prática tudo que está escrito ali? Será que todos os seus colaboradores conhecem, entendem e praticam tais informações.

Quando se estabelecem diretrizes dentro de uma empresa, espera-se que elas possam nortear seus objetivos e criar uma cultura de negócio idealizada pelos seus gestores. Mas para que isto aconteça efetivamente é necessário adotar práticas e uma boa estratégia para difundir estas práticas entre seus colaboradores.

“Não é apenas discurso, são projetos concretos com valores que acontecem e que toda a empresa precisa vivenciar. Só entregar uma cartilha e não movimentar isto dentro entre as pessoas não adianta. É preciso relembrar constantemente a cultura na empresa.”

Rozimari Spinelli


Mas afinal, o que é um manual de ética e conduta?

“Pode ser definido como um documento de texto com diversas diretrizes que orientam as pessoas quanto às suas posturas e atitudes ideais, moralmente aceitas ou toleradas pela sociedade como um todo, enquadrando os participantes a uma conduta politicamente correta e em linha com a boa imagem que a entidade ou a profissão quer ocupar, inclusive incentivando à voluntariedade e à humanização destas pessoas e que, em vista da criação de algumas atividades profissionais, é redigido, analisado e aprovado pela sua entidade de classe, organização ou governo competente, de acordo com as atribuições da atividade desempenhada, de forma que ela venha a se adequar aos interesses, lutas ou anseios da comunidade beneficiada pelos serviços que serão oferecidos pelo profissional sobre o qual o código tem efeito.

Como tal, um código de ética fixa normas que regulam os comportamentos das pessoas dentro de uma empresa ou organização. Apesar de a ética não ser coativa (não implica penas legais), o código de ética supõe uma normativa interna de cumprimento obrigatório.

As normas mencionadas nos códigos de ética podem estar vinculadas às normas legais (por exemplo, discriminar é um crime punido por lei). O principal objetivo destes códigos consiste em manter uma linha de comportamento uniforme entre todos os integrantes de uma empresa.”

Wikipedia

Toda empresa deve elaborar um manual com estas diretrizes e repassá-los a todos os novos colaboradores efetivados. Desta forma todos saberão o que se espera em termos de responsabilidade dentro de uma empresa.

No caso de um restaurante, por exemplo, podemos colocar no manual informações relacionadas sobre como deve ser o ambiente de trabalho, o uso de equipamentos de segurança, o atendimento ao cliente, dentre vários outros. Você perceberá que se a equipe incorporar ao seu trabalho a cultura da empresa, todos os esforços por parte dos gestores para melhorar o atendimento, produtividade e relacionamento serão minimizados.

Uma das formas mais simples de se fazer isso é integrar ao contrato individual de trabalho o manual de ética e conduta da empresa onde o novo funcionário estará ciente da aplicabilidade da missão e valor da empresa no momento em que se integra a ela. É importante ressaltar que caso haja qualquer alteração nesses parâmetros, todos os funcionários, novos e antigos, devem ficar cientes para que possam adaptar-se as mudanças nas diretrizes.

Para ilustrar e sem mais delongas, segue um modelo simples de como essa integração pode ser feita para bares e restaurantes, por exemplo.


Art.1º Integração no Contrato Individual de Trabalho

O presente Regulamento faz parte integrante do contrato individual de trabalho. As normas e preceitos nele contidos aplicam-se a todos os empregados, complementando os princípios gerais de direitos e deveres contidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Parágrafo único – sua obrigatoriedade perdura o tempo de duração do contrato de trabalho, sendo assim, o empregado que assinar o seu termo de ciência, não poderá alegar seu desconhecimento.

Art.2º – Ambiente de trabalho

O empregado deverá manter um relacionamento sempre profissional, respeitando as diferenças individuais de cada um.

Art.3º – Pontualidade

O empregado deverá cumprir os horários pré-determinados pela empresa para qualquer atividade. Desde a chegada ao trabalho, como também, o horário em que o salão deve estar preparado, horário de almoço, etc.

Art.4º Atendimento aos clientes

O empregado deverá procurar sempre receber o cliente no local em que sua função determinar (recepção, mesas, balcão, etc) com cordialidade, deverá prestar um atendimento ágil e eficiente, deve procurar sempre sorrir ao conversar com o cliente e demonstrar ao cliente que a presença dele é importante para nós.

Art.5º Higiene Pessoal

O empregado deve manter o cabelo sempre preso e/ou devidamente penteado (atendentes) ou bem aparado (garçons), deve manter o uniforme sempre limpo e bem passado, deve evitar o uso excessivo de maquiagem e ou perfume, deve manter unhas sempre bem limpas.

Art.6º Economia e preservação

O empregado deve evitar o desperdício de energia elétrica e água, não jogar gorduras ou óleo pelo ralo, ao fechar o estabelecimento apagar todas as luzes.


Estes exemplos acima ilustram minimamente as diretrizes de uma empresa para que tudo transcorra com o objetivo de cumprir o que está escrito em “Nossa Missão”. Coloquei de forma bem resumida apenas para exemplificar mas dentro de cada um destes itens pode-se detalhar e exemplificá-los afim de tornar o mais didático possível.